Qual a Universidade queremos? Esta é uma questão que precisamos responder, para sabermos quais passos dar, e em qual direção. O projeto de Universidade é um sonho. . . Mas um sonho de quem? Individual? Coletivo? Em qual modelo queremos nos espelhar? Em instituiçõs privadas não existe esta dúvida. Elas tem donos. Os professores são simples assalariados. Ganham por hora, quanto mais horas de aulas, mais dinheiro no bolso, simples! A Universidade (de qualidade) atrai cérebros (alunos e professores) por que, em teoria, oferece liberdade para a pesquisa e explora as fronteiras do conhecimento. Sua eficiência não é medida somente pelo número de diplomas por ano. Infra-estrutura, grupos de pesquisa consolidados que são referência em suas áreas, profissionais superqualificados, enfim, existem atividades não ligadas diretamente ao ensino, mas o complementam no aspecto de tornar a Universidade um centro de conhecimento. Este é meu sonho de Universidade. Certo ou errado? Nem um nem outro, apenas um sonho a mais! Como a Universidade é uma entidade formada pela coletividade acadêmica, é o corpo social que decide, através de práticas e não discursos, a direção e o lugar para onde caminhamos. Espero que o sonho não se torne pesadelo!
sexta-feira, 9 de dezembro de 2005
sexta-feira, 11 de novembro de 2005
Calor, e vem chegando o verão.
Olá a todos!
Estamos na ante sala do verão e o tempo continua quente por estas bandas. Enquanto isso a temperatura (política) em Brasília parece sempre estar quente. Afinal, o que é fazer política no Brasil?
Estamos na ante sala do verão e o tempo continua quente por estas bandas. Enquanto isso a temperatura (política) em Brasília parece sempre estar quente. Afinal, o que é fazer política no Brasil?
quarta-feira, 9 de novembro de 2005
Inauguração.
Olá a todos, hoje estou inaugurando este espaço. Sejam bem vindos... Atualmente estamos em fase de "comissionamento". Aguardem
terça-feira, 8 de novembro de 2005
Perfil

Militão Vieira Figueredo é natural de São Paulo-SP. Bacharelou-se em física pela Universidade de São Paulo, USP, onde obteve o título de Doutor. Também se interessa por metafísica, ciências cognitivas, autoconhecimento, alimentação natural, estudos de imortalidade e outros assuntos interessantes, porque acha que valem a pena, e que a vida deveria ser mais longa ! ! ! !
Assinar:
Comentários (Atom)