domingo, 25 de novembro de 2007

Para refletir. . .


A origem do poder



Uma das características mais marcantes da realidade social é o fenômeno do poder. Nas palavras do economista John Kenneth Galbraith,

"O exercício do poder, a submissão de um ser humano à vontade de outro ser humano, é inevitável na sociedade moderna; nada em absoluto, se realiza sem isso. . . O poder pode ser maligno do ponto de vista social; mas, do mesmo ponto de vista, também é essencial"

O papel essencial do poder na organização social está ligado aos inevitáveis conflitos de interesses. Em virtude da nossa capacidade de afirmar nossas preferências e determinar por elas as nossas escolhas, os conflitos de interesses surgem inevitavelmente em qualquer comunidade humana; e o poder é o meio pelo qual esses interesses são resolvidos.

Isso não implica necessariamente o uso de ameaças e de violência. Em seu ensaio, muito lúcido, Galbraith distingue três espécies de poder, diferenciando-as segundo os meios pelos quais o poder se exerce. O poder coercivo ou coativo garante a submissão pela imposição de sanções, efetivas ou só enquanto ameaças; o poder compensatório, pelo oferecimento de incentivos ou recompensas; e o poder condicionado, pela mudança de crenças mediante a persuasão ou a educação. A arte da política está em encontrar a medida certa de cada um desses três tipos de poder em vista de resolver conflitos e promover o equilíbrio entre os intereses opostos.

[Fritjof Capra, Conexões Ocultas]

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Eta Carina e os ciclos de Vida

Viagem de final de ano, férias, planos para o futuro. Projeções para cinco, dez, ou até quinze anos! Quem não vive gastando o tempo planejando o futuro?

No entanto, o universo é um local de grandes surpresas, para as quais não estamos ainda preparados. Um exemplo é a estrela Eta Carina, que já foi o objeto mais brilhante em nossa Galáxia, na faixa do visível! A natureza desta estrela foi e está sendo desvendada, ela é um sistema binário, composta por duas estrelas, onde uma está tragando a matéria da outra. Bem. . . o sistema Eta Carina tem uma massa estimada em 150 massas solares e. . . estas estrelas costumam terminar seu ciclo em fantásticas explosões chamadas de Hipernovas.

"Uma hipernova emite tanta luz quanto o Universo inteiro, em uma fração de segundo. Essas mortes estelares não causam maiores problemas porque manifestam-se a bilhões de anos-luz de nós. Mas Eta Carina está milhões de vezes mais próxima, o que significa que a quantidade de energia que chegará à Terra, na explosão de sua morte, será milhões de vezes ao quadrado maior, o que significa trilhões de vezes mais intensa."

Bem, Eta Carina se encontra a cerca de 7500 anos luz de distância. . . e sinceramente, não encontrei nenhuma informação se estamos dentro ou fora do raio da explosão.

"Quanto ao perigo da radiação emitida pela explosão, a revista Cientific American, de junho/2003, com uma matéria muito boa sobre a estrela, disse o seguinte: "A questão, avalia Damineli, é que Eta Carina pode terminar sua vida como uma hipernova. Explosões de estrelas desse tipo são registradas com certa freqüência em galáxias distantes. Uma hipernova emite tanta luz quanto o Universo inteiro, em uma fração de segundo. Essas mortes estelares não causam maiores problemas porque manifestam-se a bilhões de anos-luz de nós. Mas Eta Carina está milhões de vezes mais próxima, o que significa que a quantidade de energia que chegará à Terra, na explosão de sua morte, será milhões de vezes ao quadrado maior, o que significa trilhões de vezes mais intensa. Mas talvez o melhor que possamos fazer neste momento é pensar que nosso destino será mais promissor. Que por séculos a fio nossos descendentes ainda olharão para as estrelas. Eles a conhecerão melhor que nós, mas também não estarão inteiramente livres de suas enormes descargas de energia".

Ou seja, planos para o futuro existem para darmos um significado ao presente. . . mas não há como garanti-los

Carpe Diem!


Matéria na Scientific Americam

Abraços
MVF