quarta-feira, 15 de março de 2017

Petição pelo Clima

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Militão Figueredo ail.com>
Data: 3 de dezembro de 2016 12:09
Assunto: Petição pelo Clima
Para: fernandobezerracoelho@senadorleg.br, cristovam.buarque@senador.leg.br

dep.danielvilela@camara.leg.br

Prezado Senador

Fernando Bezerra Coelho

e demais membros da 

Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas



Segue anexo um abaixo assinado levantado em 29/11/2015, dia da Mobilização Mundial pelo Clima, na orla do Rio São Francisco.






É um tema dos mais sérios que, infelizmente, ainda não tem a atenção necessária.


Por outro lado, saiba que a população do Vale do São Francisco o apoia para tomar as atitudes e medidas necessárias para garantirmos o futuro das próximas gerações e, pelos dados observados, o da nossa!

Sem mais

Atenciosamente

Mobilização Mundial pelo Clima no Vale do São Francisco


Trecho do livro "sete breves lições de Física" de Carlo Rovelli:

"Cem mil anos atrás, nossa espécie partiu da África, talvez impelida justamente por essa curiosidade, aprendendo a olhar cada vez mais à frente. Sobrevoando a África à noite, eu me perguntei se um daqueles nossos longínquos antepassados, erguendo-se e pondo-se a caminho rumo aos espaços abertos do Norte, e olhando o céu, poderia ter imaginado um distante neto seu voando naquele céu, interrogando se sobre a natureza das coisas, ainda impelido pela sua mesma curiosidade. Penso que nossa espécie não durará muito. Ela não parece ter a resistência das tartarugas, que continuaram existindo semelhantes a si mesmas por centenas de milhões de anos, centenas de vezes mais do que nós temos existido. Pertencemos a um tipo de espécie de vida breve. Nossos primos já estão todos extintos. E nós causamos danos. As mudanças climáticas e ambientais que deflagramos foram brutais, e dificilmente nos pouparão. Para a Terra, será um pequeno clique irrelevante, mas penso que não passaremos incólumes por ele; ainda mais quando a opinião pública e a política preferem ignorar os perigos que estamos correndo e enfiar a cabeça na areia. Talvez sejamos sobre a Terra a única espécie consciente da inevitabilidade de nossa morte individual: temo que em breve nos tornaremos também a espécie que conscientemente verá chegar o próprio fim, ou pelo menos o fim da própria civilização."